GESTOR DE MÍDIAS SOCIAIS:
O que faz e do que se alimenta?

GESTOR DE MÍDIAS SOCIAIS: <br>O que faz e do que se alimenta?

Uma das profissões mais populares da atualidade, é ainda bastante incompreendida. Por isso, em nosso primeiro post aqui, decidimos responder à pergunta: afinal, o que faz um Gestor de Mídias Sociais? Para isso chegar a essa resposta, nos parece importante esclarecer, primeiramente, aos leigos, o que significa uma “mídia social”.

No passado, existiam basicamente dois tipos de mídia, no meio publicitário: a mídia paga e a mídia espontânea (o popular “boca-a-boca”). Com o advento da internet, lá pelos meados dos anos 2000, surgiram as primeiras redes sociais, ou seja, esses espaços virtuais tão conhecidos, atualmente, com incrível potencial de aproximar pessoas e segmentar interesses. Mas, como insistem em dizer as más-línguas, não existe almoço grátis: toda essa diversão e facilidade teve um custo, que foi monetizar nossos relacionamentos, tornando esses espaços abertos a vendas e a negócios, transformando-os, assim, em uma mídia poderosa, hoje chamada de “mídia social”.

Ocorre que, na maioria das vezes, o consumo através desses canais não acontece de maneira intencional, ou seja, você não entra no Facebook, para comprar um carro, por ex. – para isso, existem outros canais mais adequados. Contudo, a produção de conteúdo que se tornou uma das estratégias básicas do marketing, nos últimos anos, inevitavelmente leva a criação de autoridade (reputação), que atrai seguidores para as marcas – que atraem outros seguidores – e, assim, um belo dia você está lá, olhando fotos, distraído, vê uma publicação e pensa “Uauuu, essa empresa é incrível, olha o que eles fazem, ou como eles fazem…. eu preciso deste produto”.

Bem, essa obra do acaso, como você já pode perceber, não ocorre tão por acaso assim. Por trás de tudo isso, existe uma cabeça pensando. Para tudo isso funcionar existe uma engrenagem, que envolve pesquisa, planejamento, produção de conteúdo, produção de fotos (não dá para postar qualquer imagem, se você quer vender, certo?!), adequação da linguagem utilizada a persona da empresa, formação de parcerias, atendimento online, contato constante com equipe de vendas, e por aí vai. O profissional que faz essa roda girar é o Gestor de Mídias Sociais.

Por isso, não basta abrir uma conta no FB, fazer postagens aleatórias, conhecer memes, e se intitular um Social Media. Muitos empresários se decepcionam por não ter isso claro. Acham que as redes sociais são uma mera vitrine de fundos do negócio, contratam barato, fazem um trabalho sem consistência, sem cuidado estético, sem propósito, e acabam não obtendo resultados. Aliás, essa é uma diferença entre o Social Media Jr. e um Gestor Sênior, que precisa entender de negócios, entender de marketing on e off-line, ter um bom feeling para perceber tendência de mercado, saber fazer conexões, e, então, juntar isso tudo, embalar e entregar de forma atrativa.

Então, recapitulando, aí vai uma lista de várias atividades desenvolvidas por uma Social Media raiz (que faz, de fato, toda a gestão e operacionalização do trabalho):

  • Atendimento direto ao cliente (contratante).
  • Planejamento Editorial e Curadoria de conteúdo
  • Produção de conteúdo (incluindo textos e artes)
  • Captação de fotos ou direção (se terceirizado)
  • Montagem de looks, no caso de lojas, e/ou seleção de fotos
  • Criação de lojas virtuais integradas as redes
  • Ativação de eventos e parcerias online
  • Criação de estratégias para atrair mais seguidores
  • Acompanhamento de tendências (conteúdos, ferramentas, etc.)
  • Feedback de comentários e interação com usuários
  • Gestão de conflitos e crises (caso ocorra)
  • Atendimento ao cliente e vendas via direct
  • Criação de campanhas e anúncios
  • Gestão de tráfego (veiculação e otimização)
  • Acompanhamento de métricas
  • Relatórios, entre outros.

Ufa! Muito coisa, né? Por isso que este profissional vem sendo cada vez mais reconhecido e requisitado. 🙂

E só para finalizar, é muito importante destacar o seguinte: UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO. Por melhor que seja o profissional, ele irá precisar de suporte. Se você é empresário, lembre: O negócio é seu! Quem entende do seu produto, é você! O mínimo que se espera é que a pessoa contratada esteja sendo informada sobre o que está acontecendo, quais as novidades, promoções, produtos novos, tenha imagens dos bastidores, e tudo que possa servir para criar conteúdo, e gerar aproximação com o público.

Então, agora que você já sabe o que já um Gestor de Mídias Sociais, compartilhe com aquele seu amigo que está precisando de um ou que precisa conhecer melhor essa atividade!