Logo no Canvas x Logo Profissional
Não podemos negar a importância do Canvas no momento atual, e a dimensão que o aplicativo ganhou, de dois anos pra cá. Ele é bacana, prático e muito útil, em tempos de urgência comunicacional. Mas quando se trata de logotipos, temos que ser honestos: um logo no Canvas não é o melhor opção (se você quiser começar com o pé direito, claro!).
Ter um cartão de visita parecido ao de outro profissional até costuma passar desapercebido. Mas ter um logotipo similar ao de outra empresa, ou, pior ainda, igual, pode ser bastante constrangedor – além de ferir o direito de propriedade intelectual. E na verdade, não se trata apenas de estarmos falando de uma cópia (afinal imagens do canva são reproduzidas infinitas vezes), e sim do produto final não representar os seus valores e do seu negócio em si.
Ao contrário disso, quando um profissional de design cria uma marca, ele o faz para aquela pessoa e para aquela empresa em especial. Ele pesquisa, projeta, estuda referências, entende as particularidades do consumidor final, aplica regras de harmonização, cores, etc., até chegar a algo ÚNICO, que o cliente olhe e diga: UAU! Essa eu acredito nessa marca!
E afinal, não é isso que todo empresário quer, quer as pessoas acreditem do produto e no negócio dele? Então porque economizar justamente no momento de dar um dos passos mais importantes da sua vida, que é abrir um negócio? O que hoje é “apenas” uma imagem, daqui há alguns anos pode ser o ativo mais valioso da sua empresa. Pense nisso! 😉
A decisão final é pessoal, e respeitamos. Mas, caso você esteja em dúvidas sobre o qual o caminho seguir, tenha claro que: colocar o seu nome em baixo de um símbolo e tipografia qualquer, e aplicar a sua cor preferida, não será nunca, jamais, sob hipótese alguma, a mesma coisa que ter um logotipo feito por um profissional.